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A Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos realiza, a partir desta terça-feira (19), na Escola de Governo, a oficina Multiplicadores em Gestão por Competências e Novas Políticas de Recursos Humanos. Na abertura da capacitação, será apresentado o resultado do Plano de Modernização da Política de Recursos Humanos do Governo do Estado – última etapa do plano antes de sua implantação.

Na ocasião, a empresa MBS Consulting e o Comitê Gestor da política de RH (formado por representantes das secretarias de Planejamento, Administração, Educação, Saúde e Segurança) apresentarão o Plano, como também darão início aos trabalhos de capacitação dos servidores que farão a implantação das ações em seus locais de trabalho.

A oficina se configura como o pontapé para a implantação das novas políticas de RH do Estado, que será conduzida pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Searh, com apanhamento da consultoria durante os primeiros seis meses. Serão capacitados 100 servidores-multiplicadores dos Recursos Humanos e áreas afins dos órgãos e secretarias do Executivo Estadual, em duas turmas de 50 pessoas, com módulos de terça a quinta, das 8h às 12h, no período de 19 de março a 26 de abril de 2019, na EGRN.

De acordo com a gerente da Unidade Executora da Searh, Lúcia Edite Maia, a capacitação é de fundamental importância para os setores de RH, uma vez que tem como propósito instruir os servidores e discutir a implantação de uma nova política de Recursos Humanos no âmbito estadual.

O Projeto:

A MBS Consulting foi contratada por meio do projeto Governo Cidadão com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial para elaborar, em conjunto com o comitê gestor, o plano de modernização de RH do Governo do Estado, que está na fase final.

Juntamente com o comitê gestor, a consultoria concluiu as seguintes etapas: diagnóstico da situação atual dos Recursos Humanos; proposta para unificação dos planos de carreiras nas áreas meios; mapeamento de competências; avaliação de desempenho baseada em competências; elaboração de Produtos de Trilhas de Capacitação; levantamento dos requisitos de tecnologia da informação necessários à implantação do projeto; elaboração das minutas legais (leis específicas) e avaliação de estágio probatório e dimensionamento da força de trabalho (projeto piloto em andamento na Secretaria de Educação e Cultura).

Após a capacitação com os multiplicadores, a empresa passa a acompanhar, até o final de 2019, o trabalho de implantação do plano de modernização.

Fonte:

http://robertoflavio.com.br/blog/rio-grande-do-norte/searh-realiza-capacitacao-para-servidores-de-recursos-humanos-do-governo-do-rn/

Consultores da MBS Consulting – Estratégias e Sistemas Ltda, apresentaram nesta quarta-feira, 24, ao presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Marcelo Falcão, o resultado final do trabalho de mapeamento, análise e melhoria de processos organizacionais do controle ambiental da instituição.

Na apresentação, o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, solicitou alguns ajustes nos produtos entregues pela MBS Consulting e destacou a importância deste material para a modernização administrativa do órgão e consequentemente a diminuição do tempo na emissão dos seus atos administrativos (licenças e autorizações ambientais).

Falcão enfatizou que não tem dúvidas de que o resultado deste trabalho fortalecerá as ações e atividades do controle ambiental e conservação da biodiversidade no Estado. Destacou ainda que embora este trabalho tenha sido dirigido a área de controle ambiental, houve efeitos positivos também na área meio melhorando o suporte administrativo do órgão o que vai possibilitar, à curto e médio prazo, o aperfeiçoando do atendimento ao público. “Conhecer a estrutura na íntegra e em detalhes é essencial para gestão efetiva e não crítica do Naturatins, principalmente para aumentar a assertividade no planejamento das ações melhorando os resultados da instituição nos próximos anos”, pontuou.

Ao longo deste ano, os consultores realizaram diversas reuniões com as equipes técnica de todos os setores da área de controle ambiental da instituição, identificando em detalhes as atividades realizadas por cada departamento. Entre os produtos trabalhados tem destaque a identificação dos processos organizacionais da área finalística do Naturatins, como eles ocorrem hoje, o redesenho destes processos buscando melhorias para os adequar ao como deveria ser e, o redesenho da estrutura organizacional (organograma) para viabilizar a implantação das melhorias identificadas, as quais integram um conjunto de produtos que com a sua implantação se atingirá resultados que possibilitarão ao Naturatins entregar um serviço mais rápido, mais transparente e com maior qualidade aos usuários e a sociedade em geral, explicou o consultor Haroldo Fernandes.

De acordo com o responsável pelo gerenciamento do projeto na instituição, o gestor público da Assessoria Técnica e de Planejamento (Astep), Gino Machado de Oliveira , o próximo passo agora será colocar em prática o Plano de Implantação do Redesenho dos Processos Organizacionais, a formalização do Núcleo de Processos na Astep e, simultaneamente, buscar a aprovação da nova estrutura organizacional do Instituto junto ao Governador.

Participaram da reunião, o vice-presidente Antonio Marcos Barreto e todos os diretores e assessores do Naturatins.

Consultoria

A consultoria foi contratada com recursos do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) por meio de contrato firmado com o Governo do Tocantins, para financiamento da execução do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS) no Estado. O contrato envolve ainda seis outras instituições do Governo do Tocantins.

No Naturatins, órgão responsável pela execução de planos, projetos, programas e atividades de proteção e conservação ambiental, o PDRIS tem como objetivo principal estabelecer normas e padrões de controle ambiental e fiscalizar o cumprimento da legislação pertinente podendo, ainda, atuar no treinamento de pessoal e prestação de serviço; para melhoria de seus sistemas há a necessidade de criar planos de desenvolvimento, estudos e certificações, que atendam os aspectos de segurança ambiental.

Fonte:

https://naturatins.to.gov.br/noticia/2018/10/26/consultoria-entrega-resultado-de-mapeamento-analise-e-melhoria-dos-processos-organizacionais-da-area-de-atuacao-finalistica-do-naturatins/

A MBS Consulting será uma das patrocinadoras do evento BPM Day Porto Alegre 2018.

O BPM Day é um evento, organizado pela ABPMP, dedicado à profissionais que disseminam a prática da disciplina de BPM nas empresas e tem sido um sucesso no Brasil desde a sua primeira edição, em 2011. Neste ano, a edição de Porto Alegre / RS ocorrerá no mês de agosto, no auditório do Ministério Público.

Sobre o evento

Durante todo o dia, o palco do BPM Day Porto Alegre estará ocupado com algum profissional contando uma história. Seja um caso prático de implementação, lições aprendidas, dificuldades encontradas, fatores críticos de sucesso ou ainda os resultados obtidos a partir da aplicação da disciplina de BPM.

O principal objetivo do evento é proporcionar a aproximação, o relacionamento e a troca de experiência entre as pessoas que dedicam ou que queiram dedicar energia para transformar processos.

Público-alvo

O público alvo do evento são profissionais que queiram transformar processos de negócio a entregar melhores resultados, aplicando a disciplina de BPM.

Sobre a ABPMP

A ABPMP é uma associação internacional de profissionais de BPM (Business Process Management - gestão por processos de negócio), sem fins lucrativos. Com capítulos espalhados pelo mundo, podemos nos orgulhar em dizer que o capítulo do Brasil é um dos maiores, com aproximadamente 10 anos de atuação.

"A missão da ABPMP é promover a prática de Gerenciamento de Processos de Negócio, desenvolver o conjunto de conhecimentos comuns nessa área e contribuir para o avanço e desenvolvimento das competências profissionais dos que trabalham em BPM."

Inscrições, programação e maiores informações no site do evento:

https://www.sympla.com.br/bpm-day-porto-alegre-2018__288168

Fonte:

https://www.sympla.com.br/bpm-day-porto-alegre-2018__288168

A MBS Consulting participou do BPM Day Porto Alegre 2018, evento organizado pela ABPMP (Associação dos Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio - Business Process Management - BPM). Um dos destaques do evento foi a apresentação da Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos, Dra. Paula Ferreira Krieger que apresentou o case Mapeamento, redesenho e implantação da Gestão de Processos na PGE-RS, projeto desenvolvido com apoio da MBS Consulting. Na apresentação foram demonstrados os avanços alcançados pela instituição com a realização do projeto que resultou na Criação do Mapa de Contexto e da Arquitetura de Processos; na Mensuração e evolução do grau de maturidade de processos; no redesenho de 35 processos; na identificação de “gargalos” e de 490 oportunidades de melhoria durante o mapeamento dos processos; na implementação imediata de melhorias para otimização de processos nas unidades da PGE; na automatização de 14 processos, trazendo celeridade e padronização às atividades da instituição; na absorção de técnicas e da metodologia BPM; na Estruturação do Escritório de Processos, incorporado ao Escritório de Gestão Estratégica e Projetos da PGE e na geração de uma cultura colaborativa entre a equipe envolvida no projeto

BPM Day

O BPM Day é um evento organizado pela ABPMP, dedicado à profissionais que disseminam a prática da disciplina de BPM nas empresas e tem sido um sucesso no Brasil desde a sua primeira edição, em 2011. Neste ano, a edição de Porto Alegre / RS ocorreu no mês de agosto, no auditório do Ministério Público.

Fotos do evento:

https://photos.google.com/share/AF1QipOvUBFhO3ABcLJqpW48-g7-TQkzuhTPdVJNmkgFdTJLbyMWXYhyFKnBUE_KIJnngQ?key=Z1Y2bktHUTdXcS1VeTZjMHd3T2V6U2JKeGdGSzB3

O Plano de Modernização da Política de Recursos Humanos do Governo do RN teve início em abril deste ano com uma reunião de trabalho entre representantes das secretarias de Planejamento, Administração, Educação, Saúde e Segurança e a MBS Consulting. “Este trabalho começa com um levantamento de recursos humanos existentes e da legislação vigente para proceder a um diagnóstico da situação do Estado e posteriormente apresentação de uma proposta de modernização”, detalhou a servidora da Administração e interlocutora do contrato, Tatiane Alves.

Atualmente o Estado conta com 105 mil servidores, entre ativos e inativos. O trabalho da MBS Consulting, contratada por meio do projeto Governo Cidadão com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, termina em maio de 2019.

Para Tatiane, é fundamental conhecer a real situação do quadro de servidores e implantar uma política de gestão de carreiras. “Isso também vai motivar muito os servidores”, aposta.

Para a gerente da UES Searh Lúcia Edite Maia, a elaboração do plano é importante pela necessidade de implantação de uma política de modernização de Recursos Humanos que permita aos gestores da Searh e das diversas secretarias uma visão profunda do seu potencial humano, direcionando melhor as capacitações e sua valorização profissional através da avaliação de desempenho. “Iremos também melhorar o processo de comunicação com os servidores entre os setores de pessoal das secretarias”, acrescenta Lúcia.

Fonte:

http://www.rnsustentavel.rn.gov.br/?pag=&pg=noticias&id=946

Resultados

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Evite desperdícios, minimize os tempos e viabilize novos investimentos.
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